sábado, 8 de maio de 2010

PADRE DJACY: Formando consciêcia política: Acordem, eleitores paraibanos ! '

PADRE DJACY: Formando consciêcia política: Acordem, eleitores paraibanos ! '

ELEITORES CONSCIENTES

Levem a sério seu voto! Votem com responsabilidade. Tenham o voto como sua arma. Não votem alheatoriamente. Antes de votar, analisem a proposta do candidato e conheçam sua história. Não brinquem com coisa séria. Dêem um basta à alienação política.

A consciência crítica cidadã é a grande arma do povo. Use-a!


CONHECENDO SEUS CANDIDATOS

Sua vida, sua história de luta!


O que levou a ser candidato (a)? Qual seu interesse pela política? Quais suas propostas? Antes de ser candidato (a), como se relacionava com o povo? Era envolvido (a) com os problemas de sua comunidade, de seu Estado e do seu País?


Se exerce algum mandato ele está a serviço de quem? E como está exercendo-o? Está honrando-o ou aproveitando-se do mesmo para adquirir riqueza, privilégios, mordomias? Afinal, envolveu-se com corrupção?


No exercício do mandato, quais os projetos apresentados e aprovados para beneficiar o povo? Tem contato com o povo, levando a sério suas necessidades?


Como cidadão (â) que quer ganhar o mandato, ou já o exerce, tem compromisso com as causas sociais? Reforma agrária, moradia, educação, saúde, segurança, emprego e outras causas (a exemplo da causa ecológica)?


Qual seu partido político e sua ideologia?

POLÍTICOS OPORTUNISTAS

Os politiqueiros não devem aproveitar-se da miséria, sofrimento, dor e ignorância de milhares de eleitores paraibanos, feito urubus em cima de carniça. Os eleitores devem tomar consciência de sua dignidade, de sua cidadania, de seus direitos inalienáveis. Então, não se deixem enganar por promessas de mil maravilhas (emprego, casa...).

Se o povo vive mal é porque vota mal! Se querem viver bem, então escolham bem seu candidato.




POLÍTICA DO PÃO E CIRCO

Comida e diversão para o povo ficar “feliz”! Churrasco, bebida, músicas, certos programas de TV, distribuição de brindes, etc.

Cuidado! Por trás de tudo isso, há o interesse de anestesiar sua consciência e conquistar seu voto.

Digam um NÃO a política do “pão e circo.”. Sejam espertos e desconfiem de todas essas festanças!


MARKETING POLÍTICO ELEITORAL

Cuidado com os candidatos que usam o marketing político eleitoral (televisão, internet) como estratégia para sair vitoriosos nas eleições. “Esse tipo de candidato é trabalhado como um produto a ser “vendido” no mercado eleitoral, e o motor das suas campanhas é o dinheiro”.

Muito cuidado com a embalagem: aparência física, vestimenta, discursos bem elaborados e comoventes...


NÃO COMERCIALIZAR O VOTO

Não comercializem seu voto, que é sua arma. Vender ou trocar voto por quaisquer coisas é um GRAVE ATENTADO a sua dignidade, a sua cidadania, além de ser CRIME eleitoral. Quem tem vergonha, seriedade, honestidade e responsabilidade não vendem seu voto. Quem vende seu voto é um desavergonhado, não pode cobrar dos eleitos e merecem ser PUNIDOS pela LEI.

Candidato (a) que compra voto, não tem compromisso com a população.

“Voto não tem preço, tem conseqüências” (CNBB).


VOTO DE CABRESTO

Digam em alto e bom som, nas ruas, calçadas, em casa, na praça, na escola, na igreja, na roça, no trabalho: Não venham os políticos e cabos eleitorais, com jeitão de coronéis, obrigar-nos a votar nos seus candidatos com tom de ameaças. Voto de cabresto é coisa do passado! Afinal, não somos boiadas. O voto é livre e secreto.

A política coronelista deve ser repudiada. Nada de curral eleitoral.

Nem prefeito, nem vereador, seja quem for, é dono de ninguém. Quem manda no voto é o próprio eleitor. Todo eleitor tem sua dignidade, sua liberdade e sua cidadania!



VOTO DE TRADIÇÃO

Não vote em determinado (a) candidato (a) por tradição, porque pertence a uma determinada família de tradição política, é rico (a) e influente na sociedade ou, por questão de parentesco.

Eliminem a tradição de votar para pagar um eterno favor. Não se vota por um favor pessoal, por parentesco, mas por compromisso com a comunidade.



AÇÃO CIDADÃ ELETRÔNICA

Sejam eleitores eletrônicos! Registrem discursos, debates, propostas, promessas dos candidatos ou algo ilícito, como a compra ou troca de votos, ou o uso indevido da máquina pública, em proveito próprio.

Esses registros eletrônicos servirão de provas contra aqueles que, exercendo o mandato, não agem conforme têm prometido. Também, servirão de elementos comprobatórios para o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral agirem de acordo com a lei de combate a corrupção eleitoral de nº. 9.840/99.


HORA DECISIVA

Chegou a hora do voto! Depois de pensarem, refletirem e conhecerem quem é quem, façam, com muita seriedade e responsabilidade, sua escolha, votando. Neste momento, de forma secreta, vocês, com seu voto, têm força para destituir do poder quem não o exerceu com dignidade, e colocar no mesmo (Executivo e Legislativo) quem é capaz de exercê-lo com a consciência de estar a serviço do bem da coletividade.

2 comentários:

  1. Concordo.Dilma é a continuação do governo Lula,
    onde de ver a diferença: ANTES E DEPOIS.

    JOSÉ ALVES DA SILVA

    ResponderExcluir
  2. COMPANHEIRO PARABÉNS PELO BLOG E PELA DETERMINAÇÃO SÓ VENCE NESTA VIDA QUEM E AUDACIOSO COMPETIR E IMPORTANTE CHEGAR A VITORIA E A REALIZAÇÃO DE MAIS UMA ETAPA DA VIDA,O OBJETIVO ESTA NO PROXIMA BATALHA.

    ResponderExcluir